Moda · Palestras

Palestra: Psicanálise e Moda

No dia 24 de setembro o Centro de Referência da Moda promoveu uma palestra diferente daquelas convencionais voltadas a da moda.

Com o tema: ”Psicanálise e Moda”, a discussão ia muito além do aspecto comercial e superficial que geralmente existe na análise do tema. O assunto foi abordado por Izabel Haddad, doutora em psicologia.

A princípio o evento me chamou muita atenção por seu nome, já que eu não nunca havia pensado na associação dos dois temas. Movida por muita curiosidade e interesse no que os dois representam, fui até la conferir.

Os pais de Izabel trabalham na área de representação têxtil e ela, que era estudante de psicologia, passou a procurar alguma ligação entre a moda e a psicanálise. Depois de longos estudos em Freud, encontrou uma conexão a respeito dos dois, já que Freud defendia que a única invenção feminina até então era a de trançar e tecer.

Tratando a moda como linguagem e a linguagem como forma de se trabalhar o inconsciente do ser, Izabel traça um paralelo que demonstra que a Moda tem total relação com o nosso inconsciente.

Assim, se desenvolve uma palestra incrível com conteúdo diferenciado e que promove uma reflexão sobre o papel da moda.

Vale muito a pena conferir um pouco dos trabalhos da Doutora, que também é professora na faculdade Una e costuma a estar presente em eventos no CRModa. Sua visão abre nossos olhos para tratar o universo da moda de maneira muito mais profunda.

Minha intenção é criar aqui no Blog, uma agenda semanal de divulgação de mais eventos interessantes como este que acontecem na cidade.

Beijinhos e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s